Conheça 10 Famosas Inspirações e Adaptações de Shakespeare para a Contemporaneidade;


Uma longa apresentação sobre William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 23 de Abril de 1564 — Stratford-upon-Avon, 23 de Abril de 1616) não se faz necessária. Aliás, pouco se sabe sobre sua vida.
O que realmente nos interessa é que Shakespeare foi um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, considerado o maior escritor de língua inglesa. De todas as suas obras restaram até hoje 38 peças, 154 sonetos, dois poemas de narrativa longa e diversas poesias.
Enquanto vivo, o autor sofria com a “crítica literária” da época, mas sua reputação começou a crescer no século XIX. E ainda hoje, suas obras, as quais a maior parte foi escrita entre 1590 e 1613, continuam sendo tão atuais que o mundo da Cultura Pop não perde a oportunidade de retratá-las, cada vez mais, num recorte temporal atual.
Listaremos aqui algumas das diversas releituras, baseadas em obras de Shakespeare, que foram trazidas para um contexto totalmente contemporâneo. Eu tentei dar uma diversidade na lista, falando não só das mais famosas. Até porque o bardo encabeça a lista dos Os 20 escritores mais adaptados de todos os tempos!

Na peça teatral A Megera Domada, a personagem Bianca só tem permissão para se envolver em qualquer relacionamento depois que sua irmã mais velha, Catarina, se casar. Porém, Catarina, como o título sugere é uma grande “megera” e casamento não é um de seus planos. É aí que entra Petrúquio, disposto a encarar o desafio de conquistar Catarina. Um plano no qual ele sairia muito bem financeiramente e Bianca também sairia ganhando. Com certeza você já ouviu essa história em algum lugar, não é? Sim, claro, na novela O Cravo e a Rosa, da Rede Globo! Mas o que pretendo citar aqui é o clássico filme adolescente 10 Coisas que Eu odeio em Você, com Heath Ledger interpretando o Bad Boy Patrick, a versão moderna e jovem de Petrúquio. A história do filme é vivida por jovens em um colégio e não perde a oportunidade de tecer bons comentários acerca do dramaturgo em diálogos entre os personagens. Um filme adolescente sim, mas admirado por um público de todas as idades.
Outro clássico trazido para os dias atuais é o filme Romeu + Julieta, com Leonardo DiCaprio e Claire Danes no elenco. O filme se passa em Verona Beach e as famílias Montéquio e Capuleto representam grandes empresas que disputam o poder na cidade. O filme, além de trazer diálogos bem fiéis à obra original, mostra o romance proibido entre os jovens das famílias rivais que aqui lutam com revólveres ao invés de espadas. Além de sua bem planejada adaptação para os dias atuais, o filme também foi muito elogiado pela sua trilha sonora que conta com The Cardigans, Radiohead entre outras grandes bandas.
Ainda falando de Romeu e Julieta, há também a animação de 2011, Gnomeu e Julieta que adapta o conflito entre famílias, para um conflito entre jardins, cujos personagens são… Anões de Jardim! O filme é dirigido por Kelly Asbury de O Corcel Indomável e Shrek 2 e apresenta a obra de Shakespeare para as crianças de uma maneira bem divertida, na qual esses gnomos de jardim, na ausência dos humanos, tornam-se os rivais Azuis e Vermelhos.

Romeu e Julieta e Hamlet também já foram adaptados para o mundo dos quadrinhos. Em 2011 foi lançado o Mangá que trazia o famoso romance proibido para um movimentado bairro de Tóquio, no qual as famílias rivais tinham relacionamentos com a Yakuza, a Máfia japonesa. Nessa versão, Romeu é um astro do Rock e Julieta é uma fashionista. Já a versão Mangá de Hamlet vai um pouco além e leva os conflitos do príncipe para o ano de 2107, em um futuro devastado por guerras. A Editora Record, responsável pelas obras, ainda promete o lançamento das adaptações de Othello, Ricardo III, Sonhos de uma Noite de Verão e O Mercador de Veneza.

Por falar em Hamlet, sinto-me obrigado a citar Sons of Anarchy (Como eu já disse em algum outro post, um dos meus seriados favoritos), que inclusive me inspirou a escrever esse post. O seriado tem uma grande influência da obra Shakespeariana. Fala sobre Charming, a pequena cidade sede do clube de motociclistas “Sons of Anarchy” que, na verdade também comanda o tráfico de armas e protege a cidade em troca de interferência e hegemonia em relações comerciais locais. Em determinado momento, o protagonista Jax Teller, enteado de Clay Morrow, presidente do Motoclube, passa a entrar em sérias divergências com sua família. Além disso, diversas características dos personagens principais do seriado são muito semelhantes às características de personagens de Hamlet. O próprio personagem principal, Jax Teller(grande parte do seriado movido pela memória de seu pai, deixada através de diários) foi chamado muitas vezes no seriado de “O Principe dos Sons of Anarchy” e assim como Hamlet, tenta resolver seus conflitos internos ao mesmo tempo em que os conflitos familiares. Gemma Teller, mãe de Jax, mostra durante o seriado ser uma mulher forte e esperta, além de possuir muitos segredos assim como Gertrude, mãe do príncipe dinamarquês na obra de Shakespeare. A lealdade do personagem Opie, melhor amigo de Jax no seriado, também é bem semelhante à de Horatio. Sons of Anarchy foi muitas vezes apelidado de “Hamlet on Wheels” e infelizmente não cabe aqui citar mais semelhanças sem que o alerta de Spoiller’s seja acionado. Tudo que posso fazer é indicar o seriado que é tão incrível quanto a obra.Sons of Anarchy se faz ainda melhor por sua trilha sonora que agrada, principalmente, aos fãs do bom e velho Rock n’ Roll.
O game Final Fantasy Versus XIII para Playstation 3, se passará em torno do último herdeiro de uma dinastia capaz de controlar os Cristais. Tetsuya Nomura diz que o game busca abordar a escolha entre bem e mal, levando a tomar atitudes no jogo que possam levar a diferentes caminhos. Nomura afirmou que esta “ambigüidade moral” também foi baseada em Hamlet. Ao que parece, o título do jogo foi mudado para Final Fantasy Versus XIV e será lançado em breve.
A obra “Noite de Reis” trata-se de uma comédia do escritor. No enredo, Viola e seu irmão gêmeo, Sebastian, acabam naufragando e o mar leva a moça até Illrya. Acreditando que o irmão havia morrido, Viola se disfarça de homem, muda o nome para Cesário e passa a trabalhar para o duque Orsino. Seu trabalho consiste então em levar mensagens de amor do duque para Lady Olivia… Um amor não correspondido. Porém, Olivia se apaixona por Viola (Cesário) e esta, por sua vez acaba se apaixonando pelo duque. A comédia foi adaptada ao século XXI no filme “Ela é o Cara”, com Amanda Bynes no papel principal. No filme, quando Sebastian faz uma viagem repentina à Londres, a jovem Violet se aproveita da situação para se vestir como o irmão e realizar o sonho de jogar futebol no time da escola. Talvez o filme não agrade os fãs mais maduros do escritor inglês, já que se trata de uma versão bem “pré-adolescente”. Como o filme também se passa num colégio, os personagens aqui são jogadores de futebol, populares ou não, patricinhas, nerd’s desconhecidos, etc. Infelizmente o filme não teve a mesma responsabilidade que 10 Coisas que Eu Odeio em Você.

O filme Volta por Cima , de 2001, mostra o jovem Berke Landers, que após levar um fora de sua ex-namorada descobre que ela estaria se envolvendo num relacionamento com um novo aluno do colégio. A partir daí, faz de tudo para reconquistar a ex-namorada e para isso, conta com a ajuda de Kelli (interpretada por Kirsten Dunst), irmã de seu melhor amigo. Acontece que, aos poucos, Berke acaba se apaixonando por Kelli. O filme é inspirado na obra Sonho de uma Noite de Verão, na qual elfos e fadas acabam se atrapalhando e causando todas as confusões amorosas vividas pelos protagonistas. “Volta por Cima” aborda apenas um dos enredos da obra Shakespeariana e não apresenta misticismo, elfos ou criaturas mágicas. Mas faz alusão ao bardo, quando os personagens principais têm de encenar a peça Sonho de uma Noite de Verão no Colégio.


E para diversificar a lista, outros que ainda estrearão:



  • Muito Barulho por Nada se passa em Messina na Sicília. É a comédia sobre um casal prestes a se casar. Mas antes do casamento, eles se juntam ao príncipe de Aragão, Dom Pedro, para tentar unir um casal de amigos, Beatriz e Benedito. Enquanto isso, Dom João, irmão bastardo de Dom Pedro, sentindo-se invejoso pelo poder do irmão e sua amizade pelo jovem noivo, decide sabotar o casamento. Tal obra acaba de ganhar uma versão moderna para os cinemas e dirigida por Joss Whedon, diretor do filme Os Vingadores. Ao que parece, o diretor rodou o filme meio as escondidas, de forma independente e em sua própria casa. O longa foi exibido no festival de Toronto em setembro do ano passado e chega ao Brasil em 05 de julho.





  • Aparentemente, a Fox também vem preparando uma versão moderna de Hamlet. O roteiro fica sob a responsabilidade de Paul Redford que em parceria com a DreamWorks/Amblin TV adaptará o príncipe para um cenário político em Washington. O protagonista se dedicará a desvendar a misteriosa morte do pai e aos poucos acabará se envolvendo em uma rede de segredos que tornará sua vingança ainda maior.





  • No ano passado foi anunciado que Johnny Depp estaria envolvido na produção de uma série que adaptaria clássicos do dramaturgo para o século XXI. Você pode ler mais sobre o assunto aqui.





  • Rumores dão conta de que um novo filme, com cenário moderno, baseado em A Megera Domadatambém está sendo produzido, com roteiro de Abi Morgan (de A Dama de Ferro). Anne Hathaway estaria no projeto e possivelmente interpretará a Megera. A título de curiosidade, “Anne Hathaway” também foi o nome da esposa de William Shakespeare.
  • As obras do autor por si só já são sensacionais e muitas dessas versões, seguindo o original, são realmente dignas de respeito. São tantas produções Shakespearianas adaptadas, que nós sabemos ser ele o escritor mais adaptado do mundo  e é claro que muitas ficaram de fora dessa lista, mas que só provam a genialidade desse escritor que deixou obras tão incríveis que, mesmo tantos séculos depois, ainda continuam sendo atualíssimas.

    0 comentários:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...