6# - Em Algum Lugar do passado, adaptação do clássico de Richard Matheson

Assista Em Algum Lugar do passado online clicando no player abaixo:


O filme: 

Download Em Algum Lugar do Passado (Dublado)Universidade de Millfield, maio de 1972. Richard Collier (Christopher Reeve) é um jovem teatrólogo que conhece na noite de estréia da sua primeira peça uma senhora, idosa, que lhe dá um antigo relógio de bolso enquanto, em tom de súplica, lhe diz: “volte para mim”. Ela se retira sem dizer mais nada, deixando Richard intrigado enquanto volta para seu quarto no Grand Hotel. Chicago, 1980. Richard não consegue terminar sua nova peça, assim decide viajar sem destino certo e resolve se hospedar no Grand Hotel. Lá resolve visitar o Salão Histórico, que esta está repleto de antiguidades e curiosidades do hotel, e fica encantado com a fotografia de uma bela mulher. Como não havia plaqueta de identificação Richard procura Arthur Biehl (Bill Erwin), um antigo funcionário do hotel, que diz para Richard que o nome dela é Elise McKenna (Jane Seymour), uma atriz famosa que fez uma peça no teatro do hotel em 1912. Collier fica tão obcecado com o rosto de Elise que decide não partir e então vai até uma biblioteca próxima, onde pesquisa sobre McKenna. Para sua surpresa descobre que Elise é a mesma mulher que lhe deu o relógio, que ele carrega até hoje. Richard então procura Laura Roberts (Teresa Wright), que escreveu o artigo sobre Elise. Inicialmente ela não o recebe bem, mas quando ele mostra o relógio Laura fica espantada, pois era uma objeto de estimação que ela nunca se separava e sumiu na noite em que ela morreu, ou seja, na noite em que falou com Richard. Ao conversar mais calmamente com Laura, Richard toma consciência que ele e Elise tinham vários fatores em comum, mas parece que para achar a peça que falta deste bastante intricado quebra-cabeças ele terá de ir em algum lugar do passado, mas para isto precisa se desligar totalmente do presente.

O livro:

Em Algum Lugar do Passado, em inglês Bidd Time Return, é uma viagem através da mente humana ao encontro de um amor impossível. Considerado um romance clássico cultuado por várias gerações, mostra o contraste de duas épocas, de um tempo de classe, refinamento e educação que ficaram para trás.

Escrito por Richard Matheson e lançado em 1975, este livro foi relançado em 1980, após a estreia do filme com o título “Somewhere in Time” e em português “Em Algum Lugar do Passado”, tendo nos papéis principais Christopher Reeve e Jane Seymour.
.
Richard Burton Matheson é um autor americano e roteirista, cujas principais obras abordam fantasia, terror, e ficção cientifica, tais como: Eu Sou a Lenda, Encurralado, Jornada nas Estrelas e alguns episódios da série Além da Imaginação. Outro romance conhecido de Matheson foi Amor Além da Vida, também levado às telas.
.
Em algum lugar do Passado, Matheson conta a história de um amor que ultrapassa os limites do tempo. Richard Collier — um jovem jornalista e escritor teatral — na noite de estréia da sua primeira peça, recebe de uma senhora idosa um antigo relógio de bolso e, esta, em tom de súplica, lhe diz: "volte para mim". Retira-se sem dizer mais nada, deixando Richard intrigado, enquanto voltava para seu quarto no hotel.

Mais tarde, aos 35 anos, Richard descobre que tem um tumor terminal no cerebro. Deprimido, resolve viajar sem destino e viver da melhor forma possível seus últimos dias de vida. No caminho se hospeda no mesmo hotel para escrever sobre seus últimos dias de vida.
.
Ao visitar uma exposição de peças antigas no salão de história do hotel, fica fascinado com a fotografia de uma bela mulher, Ellise Mackenna, uma famosa atriz que se apresentou neste mesmo hotel, em 1912. Apaixonado pelo retrato, procura saber tudo sobre ela. Cada vez mais intrigado com a vida da bela atriz, tenta descobrir um meio de viajar no tempo para ir ao encontro de sua amada.

Ao procurar Laura Roberts, autora do artigo sobre Ellise, descobre que Ellise teria tido um caso de amor com um homem misterioso que mudou sua vida e que após ter perdido o amado, inexplicavelmente, tornou-se uma mulher solitária, dedicando-se totalmente a carreira de atriz até morrer.

Richard fica surpreso ao perceber que Ellise é a mesma mulher que lhe deu o relógio, ao qual ele carrega até hoje. Segundo Laura, este relógio era um objeto de estimação do qual Ellise nunca se separava e sumiu na noite em que ela morreu, ou seja, na noite em que falou com Collier.

Richard, certo de que ambos viveram um romance no passado, naquele hotel, e convencido de que pode voltar no tempo, decide submeter-se a uma auto-hipnose para transportá-lo no tempo e assim recuperar esse passado perdido: a mulher que amou e os momentos vividos durante essa grande paixão.

Após várias tentativas consegue voltar a 1896, ano em que a famosa atriz estava hospedada no mesmo hotel em que ele estava e consegue encontrar Ellise Makenna. Ao vê-lo, Ellise pergunta: É você? E ao que ele responde, Sim!

Vivendo uma profunda e rápida história de amor, embora com muitos obstáculos, Richard planeja continuar vivendo no passado, mas para isso não pode ter na mente ou no corpo nada que o lembre da época de onde veio. Mas, ao encontrar uma moeda dos anos 70, em um dos bolsos do terno, alugado exclusivamente para a sua viagem ao passado, volta inesperadamente para o futuro.

Richard tenta em vão voltar e tranca-se no quarto do hotel, onde é encontrado em estado catatônico e, quando o médico chega, Richard vê a si mesmo pairando acima de seu corpo, e segue em direção à luz da janela, onde encontra Ellise, que o espera e lhe estende a mão.

Em Algum lugar do passado é um belo, comovente e inesquecível romance que nos reporta também à “famosa máquina do tempo”, que muitos de nós, em algum momento de nossas vidas, já quisemos ou vamos querer fazer um dia: voltar no tempo, seja para consertar uma situação, seja para reviver os bons momentos ou, até mesmo, para dar um jeitinho na vida, do jeito que idealizamos.
.
É um daqueles livros que fica na nossa memória para sempre e que nos faz refletir muito sobre esse sentimento lindo e algumas vezes assustador que se chama “amor”.

É uma história de amor real ou imaginário que ultrapassa o tempo e as barreiras impostas pela sociedade e se realiza de forma plena, embora temporária. É uma história que não deve ser entendida, mas apenas sentida.

Um livro rico em detalhes, apaixonante para (re)ler, ontem, hoje e sempre!

Além de recomendarmos o livro, recomendamos também o filme. Um filme simplesmente romântico, envolvente, inspirador, mágico, com uma das trilhas sonoras mais belas de todos os tempos. Confira e não se surpreenda, se após ler o livro e assistir o filme, você se pegar de olhos cerrados, sonhando, sorrindo e cantarolando o tema Somewhere in Time, by John Barry and Roger Williams.

"Você fez a coisa mais maravilhosa que alguém já me fez, a vida inteira — disse ela — Trouxe-me amor".

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...